Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.

home . empresa . Novidades

02.10.2018

6 razões que provam que comprar apartamento na planta é um bom negócio

Se você anda pesquisando assuntos relacionados ao mercado imobiliário, com certeza já ouviu falar que comprar apartamento na planta é uma opção extremamente vantajosa, não é mesmo?

Mas você já parou para pensar no porquê dessa preferência? O que torna a compra de um apartamento na planta uma boa escolha?

Neste artigo nós vamos responder a essas e outras questões e, mais: vamos dar algumas dicas para você que está se decidindo por esta opção.

Agora, acompanhe nosso texto e descubra quais as principais vantagens de comprar um tipo de empreendimento onde flexibilidade e economia são as palavras-chave.

Seis motivos para comprar apartamento na planta

1. Cabe no bolso

Até 20% mais barato que um imóvel pronto, os empreendimentos comprados na planta cabem no bolso de muita gente!

Isso porque esse tipo de imóvel exige uma entrada mínima e as parcelas podem apresentar valores menores que o aluguel.

2. O pagamento é facilitado

Ao comprar um empreendimento na planta você consegue maiores possibilidades de negociação do pagamento com o agente financeiro.

Além do mais, nesta fase do imóvel, é possível aproveitar o tempo de construção para se organizar para o pagamento das parcelas.

São muitas as opções disponíveis, você pode, inclusive, juntar um bom dinheiro para amortizar o saldo do financiamento e tornar as prestações mais leves para o seu bolso.

3. Valorização garantida

Os imóveis nessa fase valorizam logo após o término da obra e passam a custar até 20% a mais que o valor inicial da compra.

Por isso, os investidores do mercado imobiliário costumam realizar aplicações na compra de empreendimentos nesta fase.

A vista oferecida pelas janelas e a posição do apartamento (se para o sul, sofre menor incidência solar, se para o norte, maior), por exemplo, são itens que influenciam no preço de revenda do mesmo.

Além disso, se a região onde foi construído o empreendimento for nova na cidade e estiver recebendo investimentos em urbanização, a valorização tende a ser ainda maior.

4. Possibilidade de ajustes na planta

Outra facilidade em destaque é a possibilidade de se fazer ajustes na planta, como: derrubar ou erguer uma parede, ampliar as medidas de um cômodo, trocar um revestimento, etc, sem custos extras.

Você pode verificar as opções disponíveis com a sua construtora e adaptar o imóvel às suas necessidades.

5. Sem custos extras

Além da flexibilidade, que permite os possíveis ajustes na estrutura, você pode simplesmente não fazer nenhuma intervenção, nenhum tipo de reforma.

Isso, porque, por serem novos, os imóveis que foram comprados na planta não têm nenhum dano por mau uso, estrutura envelhecida ou coisa parecida.

Isso significa ainda mais economia.

Outro benefício é dispor de várias tomadas atualizadas de acordo com as regras de segurança da ABNT, além de ter todo o sistema elétrico e parte hidráulica novos, sem exigir reparos ou atualizações.

6. Oferece garantia

E por falar em reparos, você sabia que ao comprar um apartamento na planta você consegue uma garantia média de 5 anos?

Ela te protege de ter que arcar com os custos de possíveis defeitos de fabricação encontrados depois da entrega da obra.

Em resumo: seu dinheiro segue seguro.

Antes de comprar apartamento na planta fique atento a esses detalhes

Tempo de entrega

A primeira coisa que você precisa saber ao comprar um imóvel na planta é que você terá que esperar o tempo de conclusão das obras antes de morar nele.

Portanto, você terá alguns meses ou anos para se organizar para o pagamento do financiamento propriamente dito.

Reputação da construtora

Escolher uma construtora com boa reputação no mercado é essencial ao comprar um apartamento na planta, porque algumas empresas costumam não entregar tudo aquilo que prometeram na planta baixa do empreendimento.

E essa é uma questão que deixa muitos consumidores apreensivos.

Cômodos com dimensões e revestimentos diferentes do anunciado na venda do imóvel e outras irregularidades do tipo podem ser encontradas caso você feche negócio com uma construtora não-confiável ou de má reputação.

Portanto, evite surpresas e considere essa escolha de forma criteriosa.

Ao receber o imóvel, certifique-se de que está tudo no lugar: faça uma vistoria do empreendimento acompanhado de um engenheiro, arquiteto ou outro profissional da área de construção.

Localização

Outro detalhe a ser observado, é a estrutura da rua onde o apartamento está sendo construído, porque essas informações não constam na maquete apresentada pela construtora.

Portanto, considere fazer visitas recorrentes ao local e observe aspectos como a drenagem da rua em dias de chuva, a circulação dos carros em horários de pico e o comportamento da vizinhança (se é quieta, movimentada, etc).

Pagamento das parcelas

Para dar entrada no financiamento de um imóvel na planta é necessário reunir documentos como o memorial descritivo da obra e o contrato com a construtora, além dos documentos pessoais do comprador.

Ao comprar um apartamento na planta, você só começará a pagar as parcelas do financiamento depois que a obra for entregue e for liberado o ?Habite-se?.

Durante a fase de construção, você investe na construção com o pagamento de juros de obra, taxas administrativas e seguros por morte ou invalidez permanente (MPI) e danos físicos ao imóvel (DFI).

Apesar dos três nomes, esses valores pagos não somam grandes montantes de dinheiro e servem para garantir a segurança do seu investimento.

Fique atento!

Algumas pessoas costumam não se preparar adequadamente para a amortização das parcelas do financiamento e, quando é liberado o ?Habite-se?, têm dificuldades para pagá-las.

Isso acontece porque as parcelas são reajustadas mensalmente de acordo com o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), por isso, quando o imóvel é entregue, os valores não são exatamente aqueles que foram encontrados na fase de simulações.

Como essa é uma informação que poucas pessoas têm acesso, nem todo mundo se prepara e acaba sendo pego de surpresa. Agora você não precisa mais ser uma dessas pessoas.

Por isso, se a organização financeira ainda não faz parte da sua vida, comece a se planejar já e evite surpresas.

E para te ajudar com isso, nossa equipe elaborou um infográfico para te ajudar a descobrir quais imóveis financiar de acordo com sua renda.

Registro do imóvel

Nossa última dica nesse texto é também a atitude mais negligenciada por quem decide comprar apartamento na planta: realizar o registro do imóvel.

O comprador de um imóvel só passa a ter direitos legais sobre ele depois que visita o cartório de registro de imóveis e transfere a propriedade do imóvel para o seu nome. E isso só é possível depois de quitar todas as parcelas do financiamento de compra do bem.

E aí, tudo explicado?

Esperamos que o nosso artigo tenha te ajudado a dar mais um passo em direção ao sonho de comprar o seu apartamento.

E se essas informações te ajudaram, podem ajudar um amigo também, então, compartilhe com eles!

Até o próximo post.

Conheça a Città Engenharia

A Città Engenharia está há mais de 20 anos no mercado de construções, respondendo por apartamentos com alto índice de valorização, devido a qualidade, localização e suas áreas de lazer.

A Città é responsável pela construção de mais de 300 mil m² de área construída nos melhores endereços de Vila Velha e Vitória, onde mantém o compromisso com os imóveis entregues e sendo reconhecida pela satisfação total dos clientes.

Estamos entre as construtoras com maior presença no mercado imobiliário do Espírito Santo.

Quer ter mais informações sobre nossos empreendimentos? Fale agora mesmo com um de nossos corretores.

Voltar

Não encontrou o imóvel do seu sonho?

Fale com um consultor agora e conheça as melhores opções para você!

ENTRAR NO CHAT