Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.

home . empresa . Novidades

13.09.2018

Saiba por que o financiamento da Caixa é o mais procurado

Você sabe como funciona o processo de financiamento da Caixa Econômica Federal?

Quando falamos em financiamento de imóvel, a maioria das pessoas pensam nos recursos da CEF, mas será que vale a pena investir nas condições que o banco oferece?

A Caixa Econômica Federal está entre os cinco maiores bancos do país, sendo o mais procurado para opção de financiamento por possuir as menores taxas do mercado.

Quer entender como funciona e como solicitar o financiamento da Caixa? Fique atento as informações do artigo!

Caixa Econômica é sinônimo de financiamento no Brasil

A maioria dos bancos ou instituições financeiras possuem a opção de financiamento. Para decidir qual delas é a melhor devemos sempre levar em conta questões como taxas de juros e impostos.

Antes de escolher você deve saber: quanto maior a taxa de juros, maior o valor do financiamento.

É comum as pessoas não conhecerem ou estarem desatualizadas sobre as regras de crédito e financiamento imobiliário no país, principalmente por que estas apresentam oscilações regulares no mercado.

Por ser um banco público, a CEF tem vantagem sobre os concorrentes em relação a taxa de juros, que estão submetidos a uma variação entre 9% à 10% ao ano (reajustados em 2018).  

Para quem deseja financiar imóveis enquadrados no Sistema Financeiro de Habitação (SFH), é importante saber que houve reajuste de 10,25% para 9% ao ano. Vale lembrar que os imóveis devem pertencer a faixa de até 950 mil reais no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal, e 800 mil reais nos demais estados.

Já no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), o banco reduziu as taxas de 11,25% para 10% ao ano. Esse sistema contempla imóveis nos valores que estão acima dos limites do SFH.

Além dos reajustes feitos em abril deste ano, a Caixa trouxe vantagens para quem deseja o financiamento imobiliário.

Antes, quem desejava comprar um imóvel usado poderia financiar apenas 50% do valor total, esse valor aumentou para 70%. Os imóveis novos continuam com 80%, valor máximo de financiamento de todos os bancos.

Ou seja, mesmo após 17 meses sem reajuste, o corte nos juros da Caixa se restabeleceu e voltou a se equiparar as taxas cobradas pelos outros principais bancos.

Condições e linhas de crédito do financiamento da CAIXA

As linhas de financiamento de crédito imobiliário da Caixa se estendem a pessoas físicas e jurídicas, nas seguintes categorias:   

- Aquisição do imóvel pronto ou em construção;

- Reforma ou ampliação do imóvel;

- Compra de terreno (lote urbanizado).

Obs: Para construção ou reforma é necessário a posse da escritura definitiva do terreno ou imóvel em questão.

Para obter o crédito há algumas condições básicas nas quais o possível comprador deve estar inserido, confira alguns deles:

- Ser brasileiro nato ou naturalizado;

- Se estrangeiro, deve possuir visto permanente no país;

- Cadastro sem restrições, como: Serasa, SPC, BACEN e Receita Federal

- Capacidade econômica financeira para quitação das parcelas (existe uma regra de 30%, falaremos disso abaixo)

- Capacidade civil ou menor emancipado com 16 anos, com todas as documentações regularizadas.

Confira aqui outras condições necessárias para pagamento com FGTS.

Como funciona o financiamento de imóveis

Como vimos, uma das vantagens de financiar um imóvel com a Caixa Econômica Federal é a economia em relação aos bancos restantes.

Em alguns casos é possível ouvir reclamações sobre o atendimento nas agências e até mesmo relacionados a demora da resolução final, mas ainda assim o financiamento na CEF é o que traz mais benefícios aos clientes.

No momento que você apresenta os seus documentos e os do imóvel, a Caixa realiza uma análise de crédito para comprovar que você tem condições de quitar seu futuro débito.

Há muitas pessoas que não conseguem aprovação nesta etapa e simplesmente desistem. A verdade é que os motivos mais comuns para a não aprovação são os altos valores do imóvel e baixa renda familiar.

Sabendo dessas informações, contornar o problema é uma solução fácil e óbvia: escolher um imóvel que esteja dentro da sua condição financeira e estar preparado antes de procurar o empréstimo.

A CAIXA disponibiliza um simulador financeiro imobiliário para você verificar sua renda e saber como ficarão as parcelas. Assim você pode se preparar e conseguir o financiamento na primeira tentativa.

Quer saber mais sobre o simulador financeiro? Continue lendo este artigo.

Simulador de financiamento imobiliário

Já pensou em saber como serão as parcelas do seu financiamento antes mesmo de comprar seu imóvel?Agora você pode! Com o simulador financeiro imobiliário é fácil descobrir as características, valores e taxas do seu empréstimo.

Outra vantagem do simulador é que você não precisa necessariamente saber o valor do imóvel em questão ou já ter em mente um modelo desejado.

Nele é possível colocar o valor total de um imóvel por vez e verificar como serão as parcelas de cada uma delas.

O valor apresentado já possui as taxas CET (Custo Efetivo Total), TF (Taxa Referencial) e impostos. É possível alterar o tempo de financiamento, o sistema de amortização e a utilização do FGTS na compra.

Quer saber tudo sobre o simulador? Confira nosso artigo ?Simulador de financiamento imobiliário: oportunidade de planejamento?.

Como é feito o cálculo da renda familiar?

Você já ouviu falar na regra dos 30%?

É essa porcentagem que determina o valor que você irá pagar nas parcelas mensais do seu financiamento.

A soma é feita com base na sua renda e das pessoas que irão financiar o imóvel em conjunto com você. Após a soma do valor total, 30% do resultado é direcionado para o pagamento mensal do financiamento.

É importante não omitir ou adicionar rendas durante a apresentação das documentações, pois isso pode gerar problemas futuros e grandes chances de inadimplência.

Por mais que você esteja sonhando com um imóvel específico não vale a pena destinar toda sua renda a ele e ficar no aperto, não é?

Dica: uma forma de conseguir uma boa análise de crédito é ser cliente CAIXA ou abrir uma conta antes de solicitar o financiamento.

Benefícios para servidores públicos

A CEF anunciou no mês de Junho/2018, o aumento de 70% para 80% na cota de financiamento de imóveis usados para os servidores públicos que utilizarem os recursos do SBPE.

A elevação da cota garante aos servidores públicos um maior acesso à casa própria, já que o banco possui cerca de R$43,2 bilhões em contratos com os prestadores de serviço do governo.

Minha Casa Minha Vida é da Caixa?

Não, o programa MCMV pertence ao governo federal e pode ser financiado tanto pela Caixa Econômica quanto pelo Banco do Brasil.

A depender da sua renda, o financiamento deixa o imóvel mais barato para finalização da compra.

Viu como é fácil financiar um imóvel pela Caixa?

Que tal aproveitar a oportunidade e conhecer os imóveis da Città Engenharia? Aproveite nossas condições facilitadas e faça sua simulação imobiliária!

Città Engenharia, os melhores imóveis do ES

Há mais de 50 anos no mercado imobiliário do Espírito Santo, a nossa empresa pensa nos melhores investimentos e condições.

Prezamos a qualidade, sustentabilidade e inovação em nossos empreendimentos, com o objetivo de desenvolver ações para um futuro melhor de Vitória e Vila Velha, respeitando a ecologia e belezas do estado.

Estamos disponíveis para sanar todas suas dúvidas no nosso atendimento ao cliente.

Em nosso portal, além de fazer contato direto com nossos corretores e atendentes, você pode conhecer os imóveis que estão prontos para morar, lançamentos e na planta.

Que tal um passeio virtual por nossos decorados? Estamos esperando você!

Voltar

Não encontrou o imóvel do seu sonho?

Fale com um consultor agora e conheça as melhores opções para você!

ENTRAR NO CHAT