Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.

home . empresa . Novidades

14.12.2017

Tudo que você precisa para a compra do seu primeiro imóvel

Está pensando em comprar o seu primeiro imóvel? Você precisa conhecer o nosso guia com dicas para o seu investimento.

A compra do primeiro imóvel é sempre uma decisão muito importante na vida das pessoas, pois além de representar a concretização de um sonho, envolve várias outras decisões, como:

·         sair do conforto da casa dos pais;

·         sair do aluguel;

·         como de investir em um imóvel;

·         melhor local para morar;

·         como fazer um financiamento compatível com a renda.

Nesse momento, é muito comum que surjam muitas dúvidas, afinal, é uma decisão que vamos levar para o resto da vida em muitos casos, por isso, esteja sempre bem informado para fazer a melhor compra e ser feliz no seu apartamento.

É necessário que ao pensar na aquisição de um imóvel, faça-se, antes de mais nada, um planejamento, para saber onde investir, como e qual a hora certa.

O que eu preciso saber antes da compra do meu primeiro imóvel?

Existem algumas etapas a serem percorridas antes da decisão final da compra de um imóvel, que garantem um investimento mais eficaz e consciente, evitando na maioria dos casos um arrependimento pós-compra.

Então, se está ansioso pela casa própria, vá com calma e veja todos os passos que você precisa passar.

Programe-se para a compra do seu imóvel

Como assim: programe-se? Sim, essa deve ser a primeira etapa do seu planejamento. É essencial que você faça uma programação financeira e que tenha clareza da sua renda, o quanto ganha mensalmente, com o que costuma gastar e quanto tem reservado na poupança. Se você não tem o costume de deixar um dinheirinho guardado, comece a rever essa atitude.

Analise quais são os seus gastos com coisas supérfluas, pois será preciso fazer alguns cortes. É necessário ter uma quantia reservada para dar entrada no ato da negociação, e quanto maior for esse valor, menor será o seu financiamento ao final.

Saiba quanto investir

Uma coisa que você também não poderá deixar de levar em conta é o quanto está disposto a investir, mas lembre-se de definir isso dentro da sua realidade financeira. Caso seu plano seja fazer a compra em conjunto com outra pessoa, é importante que façam essa análise orçamentária juntos, para saber quanto cada um irá aplicar.

A compra de um imóvel costuma demandar um alto investimento, por isso exige que as pessoas envolvidas estejam comprometidas e cientes de que algumas renúncias deverão ser feitas no decorrer do processo em prol deste objetivo.

Onde pretende morar?

Já sabe onde pretende morar? Deseja permanecer perto da família, ou almeja algo mais distante, talvez algum lugar perto da praia, ou do centro da cidade?

Tudo isso deve ser considerado. É importante selecionar todos aqueles bairros da região que te agrada, o que você você tem como prováveis para sua moradia e ir conhecendo cada um deles pouco a pouco.

Dentro deste processo é interessante compreender as questões econômicas daquele local e se fazer algumas perguntas, por exemplo: este imóvel atende aos meus projetos de vida? Quais benefícios a região oferece? Esse é um local seguro?  

Pesquise bastante antes da compra

Você já tem os primeiros passos esclarecidos, porém ainda não é o momento de investir. É necessário compreender as oportunidades ofertadas, e a chave para um bom investimento é a pesquisa. Faça isso sem pressa.

Conheça o local que você pretende morar e, ao conhecer, verifique se ele responde bem aos questionamentos feitos por você.

Busque informações referentes à construtora responsável pela construção do empreendimento, analise outras construções, saiba como ela conduz os seus trabalhos.

É de total relevância obter informações a respeito da incorporadora, que é a responsável pelo empreendimento, enquanto negócio imobiliário, e quem articula a viabilização do projeto.

Os gastos com a compra do seu imóvel não irão se limitar apenas ao financiamento, existem taxas de transferências, taxas de encargos bancários, taxas referentes à documentação e os impostos. É bom ter conhecimento e estar atento.

Viu quanta coisa importante você ainda precisa saber para que a experiência da compra da sua primeira casa seja gratificante?

Como economizar para a compra de um imóvel

Em muitos casos, uma das razões para o retardo na realização da compra da casa nova é a falta de controle com as finanças. Nós brasileiros não fomos habituados a economizar dinheiro, comprar a prazo é muito mais fácil.

Quando surge a necessidade de adquirir a casa própria, é importante reavaliar os hábitos e praticar uma reeducação financeira. Serão anos de esforço para garantir a sua felicidade na casa própria.

Saiba como economizar dinheiro com a compra da casa própria com algumas dicas:

·         Acabe com as dívidas: antes de iniciar os trâmites para a compra da sua casa, elimine todas as dívidas existentes, isso irá te prejudicar. Se está endividado, tente arcar com os compromissos firmados anteriormente. Fazer dívidas uma em cima de outras, fará com que você perca o controle do quanto está devendo, acumulando juros.

·         Tenha reservas de emergência: imprevistos acontecem a todo instante e ter economias guardadas ajudam você a não ser pego de surpresa. Confiar exclusivamente naquele emprego de carteira assinada que te dá estabilidade é um erro. Empresas vão à falência, entram em crise, fazem cortes de funcionários, e caso você não tenha nenhum fundo de reserva para passar por esse momento, terá um grande problema estabelecido em sua vida. As economias garantem a não utilização dos cartões de crédito e cheques especiais.

·         Aplique com sabedoria o seu dinheiro: caso você esteja morando de aluguel e já não aguenta mais de ansiedade para ter a sua casa própria, mas ainda não economizou o bastante para financiar a compra do imóvel, é o caso de segurar um pouco mais no aluguel. Pode parecer que o aluguel é um gasto sem retorno, mas você pode optar por algo mais barato nesse período. Faça o dinheiro render para ter uma folga ao comprar o seu lugar próprio.

Consórcio ou Financiamento

Conhece as vantagens e desvantagens existentes em um consórcio ou financiamento? Essa será uma escolha que terá de ser muito bem pensada.

Para quem pensa que consórcio é só para quem deseja possuir um automóvel, está enganado: esse também é um meio de efetuar o pagamento do seu imóvel.

Para contratar um consórcio, é necessário dar um lance inicial, que seria pagar uma parte do valor do bem, nesse caso, do imóvel. O consórcio possui uma taxa fixa de administração, podendo haver ainda outros custos, como uma porcentagem destinada a um fundo de reserva utilizado para cobrir possíveis perdas com inadimplência.

A contemplação do consórcio é através de um sorteio que a administradora realiza mensalmente, ou seja, é preciso contar com a sorte. Esse é um método de compra para quem não tem pressa em receber seu imóvel, e não consegue guardar dinheiro.

Quando você entra em um consórcio, tem que estar ciente de que está pagando por um bem que ainda não possui. Neste caso, se desistir antes de ser contemplado, sairá perdendo algo. É válido ficar atento às cláusulas do contrato e ter um conhecimento prévio a respeito da administradora.

Quer saber um pouco mais sobre financiamento? Vamos lá!

Planeje o seu financiamento

A melhor forma de você garantir que está assumindo um financiamento confiável e que não te trará problemas é programar o passo a passo dele de forma eficiente. Confira algumas dicas para o seu planejamento:

·         Sua renda mensal precisará estar equilibrada com o valor das parcelas, e o tempo do contrato.

·         Via de regra, você não poderá ultrapassar 30% da sua renda mensal para obter um financiamento.

·         Você tem que ter clareza do tempo de duração do seu financiamento, ele poderá durar por muitos anos, e ter mais que 30% da sua renda mensal comprometida com essa dividida será um risco desnecessário, que poderá ocasionar em um endividamento muito maior.

·         É importante que em seu planejamento você inclua, também, os gastos que terá com algumas despesas extras, como as taxas tributárias.

É importante lembrar que quem opta pelo financiamento do imóvel não precisa arcar com as despesas referentes à emissão da escritura pública, o próprio contrato de financiamento terá essa utilidade.

Após estar com o seu planejamento realizado, procure pelo modelo de financiamento que se adequa melhor dentro das suas condições financeiras.

Conclusão

Viu só quantas etapas é necessário percorrer até que você esteja realmente preparado para realizar a compra do seu primeiro imóvel?

É preciso levar em conta tanto as suas necessidades quanto, também, as suas reais condições para realizar um investimento. Considere que, além da realização de um sonho, essa sua decisão irá corresponder a longos anos de trabalho da sua vida. Sendo assim, fazer uma programação, pesquisar, tirar dúvidas, planejar, são etapas que deverão ser cumpridas.

Todo esse caminho irá te ajudar a efetuar uma boa compra, evitando arrependimento e insatisfação.

Coloque tudo na ponta do lápis, conheça bem a sua situação, avalie o momento correto e invista somente quando se sentir preparado.

Tenha em mente que a sua casa é o lugar para onde você irá voltar todos os dias cansado do trabalho, é onde a sua família estará te esperando, ou o melhor lugar para ficar sozinho, onde fará as reuniões com os amigos. Logo, nada mais justo que esse seja o lugar onde você deve ter o prazer em estar, pois foi escolhido a dedo por você, e corresponde ou que desejou e buscou cuidadosamente.

Conhecendo a Città

A Città Engenharia está entre as construtoras com maior presença no mercado imobiliário de Espírito Santo.

Há mais de 20 anos no mercado, respondemos por mais de 300 mil m² de área construída nos melhores endereços de Vila Velha e Vitória, onde mantemos o compromisso com os imóveis entregues e somos reconhecidos pela satisfação total dos nossos clientes.

Voltar

Não encontrou o imóvel do seu sonho?

Fale com um consultor agora e conheça as melhores opções para você!

ENTRAR NO CHAT